Terapia Sexual

Sobre

A terapia sexual segue a linha da psicoterapia focal breve que, em geral se baseia na terapia comportamental cognitiva, ou seja, desfazer as crenças e mudanças dos comportamentos inadequados dos casais. É também comum entre os profissionais, usar outras ferramentas como, por exemplo: técnicas psicodramáticas, psicologia positiva, e meditação, que muito contribuem na abordagem dos pacientes com queixa sexual.
Parte importante desse processo é o aprendizado da assertividade. Poder contar ao outro, dos seus desejos, anseios e dificuldades, sem medo de magoar ou ser incompreendido. Aprender a dialogar é o melhor remédio, mas para isso, precisamos desfazer crenças errôneas e mudar comportamentos.
Estes são alguns dos passos utilizados durante a terapia sexual, que se deu início na década de 60 com a contribuição dos estudiosos, Willian Masters e Virginia Johnson, que descreveram a resposta sexual humana.Depois disso, em 1970, houve grande contribuição de Helen Kaplan, no sentido de propor métodosque ainda hoje são utilizados.
O tratamento da terapia sexual, envolve não apenas as orientações da terapeuta, mas a abordagem com base no estudo da história de vida de cada um, suas crenças, mitos e o que aprenderam com a família ao longo da vida. Compreender as dificuldades de relacionamento com a parceria e a busca de conflitos intrapsíquicos.
O(a) paciente é orientado(a) a fazer tarefas sexuais em sua residência, algumas sozinho e outras com a sua parceria, digo isso pois essa terapia se aplica também aos casais homoafetivos.
Quando houver a participação da parceria, isto é, os dois querem uma melhora do relacionamento conjugal e sexual, mesmo que não sejam casados, pode haver uma maior chance de mudanças. Mas, é muito comum o homem com queixa de ejaculação precoce, ou a mulher, com vaginismo, procurarem uma terapia sexual separadamente e se beneficiarem muito desse processo terapêutico.

Agende uma Consulta ou Terapia Online

© 2021 Sylvia Faria Marzano. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido Por Agência Limine 2021.